3/07/2019 8:43 pm

Parceria entre Governo e Vale garante R$ 15 milhões para obras do Programa Nosso Centro

Governador Flávio Dino em pronunciamentoA parceria entre o Governo do Maranhão e a Vale, firmada na terça-feira (2), garantirá investimentos em torno de R$ 15 milhões em ações específicas para o Programa Nosso Centro. Os recursos serão destinados à restauração de prédios localizados no Centro Histórico de São Luís, para a instalação do Parque Tecnológico do Maranhão (PqT).

O Parque Tecnológico contará com espaços públicos dedicados à aceleração e incubação de startups, fortalecendo as ações do Casarão Tech. Além disso, o parque incluirá um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação e viabilizará a atração e surgimento de empresas de base tecnológica.

De acordo com o governador Flávio Dino, o protocolo de intenções tem consequências práticas muito significativas girando em torno de R$ 60 milhões de investimentos sociais em várias políticas públicas no estado.

“Por isso acreditamos que esse é o caminho, é a união de esforços entre o Governo, Prefeitura e empresas privadas, especificamente a Vale, uma perspectiva virtuosa para que possamos ter melhores resultados daquilo que nos interessa, que é a elevação de indicativos sociais. Além dos equipamentos, prédios para segurança pública, teremos investimentos em educação de modo amplo e uma ação de economia criativa, representada pela área de Patrimônio Histórico. Portanto é um conjunto de ações expressivas e em reconhecimento a Vale, dizer que essas parcerias são relevantes que vão gerar novos negócios, trabalho e renda para milhares de maranhenses”, declarou o governador.

Segundo o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, a Vale é a primeira parceira do programa Nosso Centro que anuncia um conjunto de ações relevantes em diversas áreas no estado, totalizando um aporte de mais de R$ 60 milhões. “Esta iniciativa fortalece a proposta de trabalho do governador Flávio Dino que busca promover ações planejadas e integradas para a construção do bem coletivo da população maranhense”, ressaltou o gestor.

Diretor-presidente da Fundação Vale, Hugo Barreto, participou do evento (Foto: Jasf Andrade)

O diretor-executivo de Relações Institucionais da Vale, Luiz Eduardo Osório, ressaltou que apoio da Vale representa o compromisso social com o estado. “Por isso está desenvolvendo uma série de ações nas áreas de educação, segurança pública, saúde e patrimônio histórico cultural. A contribuição desses projetos tem o potencial de proporcionar mais oportunidades, bem como, reforçar o compromisso com o desenvolvimento do Maranhão”, enfatizou.

Ao todo serão sete prédios restaurados no Centro Histórico da capital e no que se refere ao apoio à produção de conhecimento, o Governo incentivará a instalação de programas de pós-graduação, cursos de graduação e cursos técnicos de várias instituições públicas e privadas, prioritariamente nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharias e Biotecnologia que funcionarão nesses espaços.

A contrapartida do Governo do Estado são os projetos executivos das obras, que estão em fase de conclusão. A previsão de início é neste semestre.

O Programa Nosso Centro, lançado na última semana pelo governador Flávio Dino e o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, consiste em um conjunto de ações estruturantes que visam transformar o Centro Histórico de São Luís em um mais novo cartão postal de São Luís.

Com aportes em torno de R$ 140 milhões, a gestão Flávio Dino trabalha para, além de incentivar o comércio, o turismo, cultura, a habitação e o retorno das secretarias e órgãos estaduais ao centro da cidade, o Governo do Estado apresenta estratégias que inclui soluções tecnológicas de desenvolvimento.

No que se refere a segurança Pública, Jeferson Portela, secretário de Segurança Pública classificou o acordo como muito importante porque tem um enfoque em várias áreas.  “Esse aporte servirá para construção e reforma de escolas ao longo da ferrovia”. “Vem ainda reforçar e dar continuidade ao trabalho de implantação do Programa de Escola Digna que vem transformando a educação em diversos municípios maranhenses com menor IDH”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.