12/06/2019 8:44 pm

Cheque Minha Casa leva benefício para 10 mil famílias

Desde o início do governo Flavio Dino, as políticas sociais de moradias estiveram na pauta da administração pública. A finalidade é tirar famílias de baixa renda da situações de moradia precária e garantir mais dignidade e condições descentes em seus lares. Com a instituição do programa Cheque Minha Casa, essas condições deixaram de ser um sonho passou a ser realidade na vida de muitos maranhenses.

Na primeira etapa do programa Cheque Minha Casa, foram mais de 7.500 famílias beneficiadas com R$ 5 mil para serem invertidos em suas casas, na construção ou melhoria do imóvel, preferencialmente, na área de saneamento com a construção de banheiros e esgotamento sanitário.

O recurso também é usado na ampliação da cozinha e até mesmo na construção de novos cômodos da casa, como aconteceu com a Elisângela Carneiro, moradora do bairro da Liberdade em São Luís. Com ajuda do Cheque Minha Casa, ela reformou seu banheiro, a cozinha e o quintal.

“Este é um governo que olha para o povo e que hoje oferece alternativas de melhorias nunca vistas antes no Maranhão. Estou muito satisfeita, não tenho nem palavras para agradecer a ajuda que recebi desse programa”, enfatizou.

O programa tem os cuidados da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano,  sob o comando de Rubens Pereira Jr, que tem tratado com toda dedicação o Programa e se empenhado para que a segunda etapa seja tão positiva como foi à primeira.

“O propósito do Programa é ajudar aquele que mais precisa e dar mais dignidade a essas famílias, já visitei algumas famílias e pude perceber o quanto o programa é importante”, destacou o secretário Rubens Jr.

Segunda Etapa

A segunda etapa do programa já está em ação e tem como finalidade alcançar cerca de 4 mil famílias, priorizando idosos, pessoas com deficiência e de baixa renda. Nessa edição o Cheque Minha Casa vai atender a região metropolitana da grande São Luís – são cerca de 13 – Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.

Inicia-se neste sábado (15) a entrega  para 1.300 família os primeiros cheques desta edução. As famílias são beneficiadas com o valor de R$ 5 mil, em duas parcelas, cada uma no valor de R$ 2,5 mil para compra de material de construção.

É um programa social de transferência direta de renda, ou seja, o beneficiado não pagará nada.Como incentivo, o Governo do Estado concede, às empresas que participam do programa, desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) equivalente ao valor mensal deste imposto pago à Sefaz.

SERVIÇO:
O QUÊ? Entrega de Cheque Minha Casa para 1.300 famílias da Ilha de São Luís;
QUANDO? Neste sábado (15);
ONDE? Ginásio do IEMA (antigo Colégio Maristas), Rua Osvaldo Cruz- Centro.