30/04/2019 9:52 pm

Governo investe em obras e programas ligados a habitação na região de Santa Rita

Ponte de Areias, em Santa Rita, vai interligar diversas comunidades, fortalecer a agricultura local e promover o desenvolvimento integrado da região (Foto: Divulgação)

A conclusão da Ponte de Santa Rita e o atendimento aos convocados do Programa Cheque Minha Casa na Região Metropolitana da Grande São Luís foram debatidos em reunião entre o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, e o prefeito do município, Hilton Gonçalo.

Executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), a ponte de Areias, localizada no município de Santa Rita, vai interligar diversas comunidades, fortalecer a agricultura local e promover o desenvolvimento integrado da região.

“É uma ação importante e estruturante para a localidade e a continuidade das obras é uma determinação do governador. A ponte vai proporcionar maior mobilidade, reduzirá as desigualdades e vai garantir ao cidadão o direito de acessar a cidade de forma mais justa e digna”, enfatiza o secretário.

Foram investidos pelo Governo do Maranhão aproximadamente R$ 7 milhões por meio de convênio com a Prefeitura de Santa Rita. “São obras e serviços chegando a diferentes regiões, proporcionando dignidade e cidadania aos que mais precisam”, ressalta Rubens Pereira Júnior.

De acordo com o engenheiro da Secid, Jorge Carvalho, as obras da ponte de Areias estão quase concluídas e as duas cabeceiras estão com 35% do montante do trabalho executado. “A meta é termos celeridade dos trabalhos após o período chuvoso e finalizar a construção o mais rápido possível”, esclarece.

Separadas pelo Rio Itapecuru, a ponte fará a ligação entre as comunidades Areias, Porto Alegre, Careminha, Limoeiro, Cascavel, Santiago, Sítio do Meio, São Raimundo da Felicidade, Alto de Pedras, Piqui, Buriti, Veneza, Santa Barbara, Santa Luzia, 5 Linhas, Andirobal, Abana Fogo, Don Querque, Novo Tempo.

Cheque Minha Casa

O atendimento aos convocados do Programa Cheque Minha Casa na Região Metropolitana da Grande São Luís, especificamente no município de Santa Rita, foi outro assunto discutido durante a reunião.

De acordo com o secretário Rubens Pereira Júnior, o atendimento acontecerá no município e iniciará no segundo semestre deste ano. “O Governo está implementando políticas públicas no sentido de atender cada vez mais a população carente do estado. Estamos dialogando com os prefeitos, fortalecendo parcerias para efetivar um programa de grande alcance social e que vem transformando a vida das pessoas. São investimentos que visam a reforma ou ampliação de moradias, priorizando as instalações sanitárias como forma de reduzir o déficit habitacional qualitativo”, evidencia o secretário.

“Agradecemos à gestão estadual por contemplar Santa Rita no Cheque Minha Casa e nos disponibilizamos a trabalhar juntos na mobilização dessas famílias. A instalação de banheiros é de vital importância para saúde de todos, pois é uma forma de prevenir doenças e melhorar a questão sanitária das famílias, principalmente no interior do estado”, declara o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.

No segundo semestre deste ano será iniciada a etapa de atendimento do Cheque Minha Casa nos municípios de Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Icatu e Alcântara. Os critérios adotados como prioridades pelo programa são: deficientes, idosos e pessoas que tenham baixa renda.

Atualmente, no auditório da Secid, estão sendo atendidas as pessoas pré-selecionadas pelo programa nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. O atendimento foi iniciado no dia 22 de abril e vai até 28 de junho.

O Cheque Minha Casa é destinado a famílias de baixa renda, com objetivo de apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel.