12/04/2019 1:31 pm

Secid e Agemsul dialogam pelo fomento de políticas públicas para a região Sudoeste do Maranhão

Gestores da Secid e Agemsul localizam áreas atingidas pela enchente (Foto: Jasf)

O secretário de Estado das Cidades, Rubens Pereira Jr, realizou reunião com o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Frederico Clementino Ângelo, para estreitar as relações nas políticas que as instituições são parceiras.

Rubens Pereira Jr ressaltou a importância de afinar os laços entres as instituições. “Por determinação do governador Flávio Dino, temos como objetivo fortalecer a articulação das administrações regionais dando celeridade à prestação dos serviços públicos e à resolução das demandas encaminhadas pela população”, disse o titular das Cidades.

A Agemsul, que reúne 22 municípios de Imperatriz e região, funciona como autarquia estadual e tem como objetivo articular e integrar políticas públicas dos municípios do Sudoeste maranhense.

Para Frederico Ângelo, presidente da Agemsul, a parceria com a Secretário de Estado das Cidades (Secid) tem foco no apoio às vítimas das enchentes, programas e ações conjuntas nas áreas de planejamento urbano, regularização fundiária urbana e desenvolvimento regional, especialmente no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).

“O Rubens Jr. manifestou absoluto apoio na relação com Agemsul. É de extrema relevância essa parceria com a Secid no que se refere a questão do PDDI para nossa região. Muita gente não percebe, mas é importante, principalmente, para o futuro da nossa região, porque vai discutir a questão do zoneamento, saneamento básico, do lixo e aterros sanitários, da questão territorial, enfim, são muitos pontos indispensáveis”, afirmou.

De acordo com a Agemsul, o planejamento das áreas metropolitanas tem sido objeto de crescente preocupação dos governos, decorrente da necessidade de implantar a gestão, bem como as políticas públicas destinadas a melhorar a condição de vida das pessoas. Dessa necessidade surgiu à oportunidade de criação da Região Metropolitana Sudoeste Maranhense.

Fazem parte da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense os municípios de Açailândia, Amarante, Buritirana, Campestre, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Itinga, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.

Apoio às vítimas

Famílias vítimas das inundações ocorridas em Imperatriz estão recebendo apoio da equipe de Assistência Social da Secid. Na visita feita ao secretário das Cidades, o presidente Frederico Ângelo pontuou a urgência nos reparos as vítimas.

De acordo com os bombeiros, cerca de 700 famílias foram atingidas pelas inundações em Imperatriz. Destas, 200 estão desabrigadas. Equipes permanecem no local prestando atendimento. A cidade decretou estado de calamidade pública.

As assistentes sociais da Secid estão acompanhando a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, priorizando os cidadãos, qualificando o atendimento e ajudando no levantamento e orientação às famílias. “Queremos garantir a dignidade dessas pessoas que são vítimas das enchentes; estamos fazendo as visitas e garantindo total apoio os moradores da região afetada”, salientou Rosemary de Sousa Carvalho, técnica social Secid.

Contatos

contatos

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Av. Getúlio Vargas, 1908 - Monte Castelo
São Luís - MA
CEP: 65030-005