12/04/2019 6:09 pm

Diálogos Metropolitanos apresentam resultados de estudo de mobilidade urbana da Grande São Luís

O Governo do Maranhão apresenta os resultados de estudo de mobilidade urbana da Grande São Luís em evento nesta quarta-feira (17), no auditório da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A pasta promove os Diálogos Metropolitanos em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).O objetivo dos Diálogos Metropolitanos – eixo mobilidade urbana é discutir e apresentar os resultados obtidos e alcançar novas oportunidades de coletas de informações e análises dos gestores públicos dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL).Participará do evento Marcus Vinicius, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará em 1999 e mestre em Engenharia de Transportes pela mesma universidade, além de coordenador do eixo Mobilidade Urbana do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Grande São Luís.Na oportunidade, será analisada a dinâmica de mobilidade da Região Metropolitana, considerando os principais fluxos e vias intermunicipais, além de identificar os impactos dos novos projetos de mobilidade, principalmente os estaduais, na configuração urbana e no uso e ocupação do solo.Também será identificado um sistema viário estruturante metropolitano, bem como terminais de integração, estações e outros equipamentos de importância para a integração dos diversos modais.Outro ponto a ser discutido também será a identificação dos sistemas existentes e potenciais de outros modais que poderão ser instalados, a exemplo do hidroviário, aeroviário e ferroviário.A metodologia adotada para obtenção dos resultados foram entrevistas em terminais de integração e pesquisas de campo, a equipe traçou um panorama da mobilidade entre os 13 municípios da RMGSL.

SERVIÇO:

O QUÊ? Diálogos Metropolitanos
QUANDO? Quarta-feira (17), às 15h
ONDE? Auditório da Secid – Av. Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo, São Luís (MA)