4/04/2019 11:53 am

Secid elabora planos Diretores de Drenagem das Bacias dos Rios Bacanga e Mearim

Reunião Plano Diretor

O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) em parceria com o governo federal executaram a Elaboração dos Planos Diretor de Drenagem das Bacias Hidrográfica do Bacanga e Mearim no Maranhão.

Os Planos têm como objetivos caracterizar as causas de inundações e apresentar propostas de ações estruturais e não estruturais para minimizar o problema das enchentes ao longo das bacias.

“São dois instrumentos de planejamento para enfrentamento de  desastres naturais  que contribuirão com diretrizes técnicas e ambientais para minimizar os impactos causados pela enchentes”, declara o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira

Destacou também que o plano proporcionará a recuperação, revitalização e conservação das bacias hidrográficas e seus recursos vivos, bem como atenuará  a degradação das mesmas a partir do desenvolvimento de ações integradas.

Além de identificar pontos de risco e a população atingida, os planos apresentam estudos de drenagem dos pontos críticos para monitorar as ocorrências; aperfeiçoar a navegabilidade; evitar grandes catástrofes e proteger à população que habita na área de estudo.

Na fase de implementação dos planos, a primeira medida a ser tomada é a criação do grupo técnico gestor do Plano Diretor. Trata-se uma meta de curto prazo a ser executada pela secretaria.

O grupo técnico gestor será composto por diversas secretárias e órgãos da administração estadual e municipal. Ação está conduzida pela secretaria adjunta de projetos especiais (Sape) da Secid.

“Esse plano é um importante instrumento que vai nos orientar na execução de ações preventivas para minimizar os impactos causados por meio das enchentes e alagamentos das bacias”, declarou o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secid, Kleber Gomes da Silva.

A reunião para a oficialização da criação do grupo técnico gestor da bacia do Bacanga, será dia 16 de abril, no auditório da secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano.