15/03/2019 12:54 am

Governo do Estado reitera apoio à São Luís nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano

WhatsApp Image 2019-03-14 at 16.50.36

 

Em audiência com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, na quarta-feira (13), o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, reiterou o apoio do Governo do Maranhão ao município, destacando as áreas de habitação e desenvolvimento urbano.

“Temos muitas ações em SãoEm audiência com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, na quarta-feira (13), o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, reiterou o apoio do Governo do Maranhão ao município, destacando as áreas de habitação e desenvolvimento urbano. Em São Luís e essa parceria é imprescindível para o município”, disse o secretário ao cumprimentar o prefeito.

Por meio da Secid, o Governo do Maranhão está presente em importantes intervenções urbanas na capital maranhense, na construção e reformas de equipamentos públicos, reformas de mercados, obras de saneamento, “além das ações de regularização fundiária e discussão do plano diretor, onde a secretaria e a Prefeitura de São Luís caminham lado a lado, para garantir o desenvolvimento da cidade”, detalhou Rubens Júnior.

Ao prefeito de São Luís, o secretário anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para participação do programa Cheque Minha Casa, que nesta edição, irá beneficiar 4 mil famílias, da capital e Região Metropolitana, com R$ 5 mil para reformas e melhorias de residências.WhatsApp Image 2019-03-14 at 16.50.36

Rubens Júnior também atualizou o gestor municipal sobre o andamento das obras de habitação. “Serão 1.700 moradias dignas entregues em três unidades habitacionais em 2019: Jomar Moraes, no Sítio Piranhenga; José Chagas, na Ilhinha; e Piancó, na área Itaqui-Bacanga”, detalhou.

Ainda na área da habitação, Rubens Júnior contou que esteve na Assembleia Legislativa do Maranhão para defender o programa Habitar no Centro, que está tramitando na casa. O secretário explicou aos deputados estaduais a importância do projeto para o programa de habitação do Governo do Maranhão, bem como para a revitalização do Centro Histórico de São Luís.

O secretário e o prefeito Edivaldo também conversaram sobre as obras de urbanização na Avenida Jackson Lago. O local vai abrigar diversos equipamentos sociais, entre os quais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), praças e Unidade de Segurança Cidadã (USC). “As obras seguem em diversos pontos da avenida e ganharão ritmo mais acelerado após o fim do período das chuvas. Queremos entregar o quanto antes todos esses equipamentos para a população”, disse Rubens Pereira Júnior.

Obras de urbanização entregues

No fim de 2018, o governador Flávio Dino inaugurou a nova Praça Odorico Mendes e o prédio onde funciona o 9º Batalhão de Polícia Militar e uma Delegacia de Polícia Civil no Centro da capital centenária.

Também foram entregues a Praça Negro Cosme e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro Fé em Deus.

Localizadas na Rua Rio Branco, as reformas da Praça Odorico Mendes e do Batalhão são parte de um projeto maior de requalificação, que visa garantir desenvolvimento sustentável da região. As obras realizadas pelo Governo do Estado foram executados pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

O prédio onde agora funciona o 9° Batalhão de Polícia Militar e uma Delegacia de Polícia Civil foi completamente reformado e recuperado pelo Governo do Estado.

O local, construção histórica do século 19, já funcionou com outros órgãos públicos, mas após um incêndio permaneceu abandonado por mais de 10 anos. Com a intervenção estatal, R$ 1,41 milhão foram investidos para a completa recuperação do local.

Já a Praça Odorico Mendes ganhou piso circular ao redor do busto do homenageado, melhoria da acessibilidade e mobilidade com rampas e piso tátil; iluminação artística no monumento e na vegetação; áreas de sombras com vegetação e bancos, para propiciar a vivência do espaço; disponibilização de áreas para instalações temporárias de brinquedos infantis ou feirinhas; instalação de bicicletário, lixeiras, bancos e sinalização adequada e resistente; e condições para a parada de ônibus, recuada da via.

Comentários

Contatos

contatos

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Av. Getúlio Vargas, 1908 - Monte Castelo
São Luís - MA
CEP: 65030-005