23/11/2018 9:00 pm

Governo promove Diálogos Metropolitanos do PDDI da Grande Ilha

1bd82711-c327-4fd5-9521-6ce1756847e1

O I Encontro para os Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), realizado na quinta-feira (22), no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís, reuniu estudantes, professores e representantes da sociedade civil organizada.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem) e com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).

O objetivo do Diálogos Metropolitanos é aproximar a comunidade acadêmica das discussões envolvendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL).

De acordo com o secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos da SECID, José Antonio Viana, envolver a universidade neste processo é fundamental. “A academia é uma grande fonte de conhecimento, o que irá ajudar a fechar o diagnóstico do PDDI, que é o Planejamento para a Região Metropolitana da Grande São Luís”, afirmou.

Durante o Encontro foram discutidos três eixos: Territorial, Sociodemográfico e Econômico. Lívio Jonas explica que, por meio dessas temáticas, é proposta uma análise das potencialidades econômicas e das vulnerabilidades dos municípios que compõem a RMGSL. “Ajuda a visualizar e construir o Plano, que norteia as ações da Agência Executiva Metropolitana”, revelou.

Como resultado, espera-se receber contribuições para o Diagnóstico Territorial e sociodemográfico da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), bem como ampliação da sociedade civil na construção do PDDI da RMGSL.

PDDI

O PDDI visa construir um processo de planejamento metropolitano, envolvendo as cidades que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís. Tem a participação dos órgãos de gestões municipais, estadual e federal, sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e populares.

Lívio Corrêa presidente da Agencia Executiva Metropolitana (AGEM) ressaltou a importância dessa  à etapa de articulação principalmente com os prefeitos dos municípios que fazem parte da RMGSL, quanto no desenvolvimento de projetos canalizadores para o PDDI, entre os quais o Plano de Resíduos Sólidos e o Plano de Acessibilidade. “Estes fazem parte do Plano Diretor, mas já avançamos no desenvolvimento e ambos serão adequados aos que constam no PDDI, quando este for finalizado”, explicou.

RMGSL

A Região Metropolitana da Grande São Luís, regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, abrange 13 municípios: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís. A população total é de 1.590.138 habitantes.