28/05/2018 8:46 pm

Cheque Minha Casa chega a atingidos pelas chuvas de Trizidela do Vale e Pedreiras

“Estamos aqui mostrando mais uma vez que nós lutamos contra a desigualdade social, onde quem menos tem conta com maior atenção do Governo, para que a gente possa garantir que eles tenham acesso aos seus direitos”, completa Flávio Dino.

“Foi muito difícil porque já era noite e nós tivemos que tirar os móveis de dentro de casa na chuva. Perdemos televisão e outros móveis que molharam. Mas agora é um novo momento, o Governo continua nos ajudando e agora vamos conseguir recuperar o que perdemos. Agradeço muito essa ajuda”, conta Rita.

A lavradora Ana Clara, de 29 anos, também recebeu o benefício e conta como vai gastar o dinheiro. “Tenho que arrumar umas infiltrações no piso e nas paredes e ajeitar o quintal, além de comprar alguns móveis que perdi. Essa ajuda é muito boa porque não conseguiríamos fazer isso agora”, agradece.

Em Trizidela do Vale, onde 252 famílias estão recebendo o Cheque Minha Casa no valor de até R$ 5 mil, o prefeito Fred Maia fez questão de agradecer o apoio dado pelo Governo do Estado durante a cheia do Rio Mearim.

Flávio Dino leva Cheque Minha Casa para afetados pelas chuvas.

“A ajuda do Governo do Estado foi muito importante porque, nos dias mais difíceis, nós tivemos o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil ajudando as famílias, tivemos cestas básicas, filtros e mais de 11 mil refeições prontas entregues às famílias de Trizidela e Pedreiras. Hoje, 36 dias depois da enchente, o governador Flávio Dino volta aqui e mostra que cumpre o que promete e realiza essa entrega importante para as famílias recuperarem suas casas e seus móveis”, destaca Fred Maia.

Cheque Minha Casa

O programa, que é executado pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), passou por uma mudança específica para atender as famílias desabrigadas, permitindo a compra de móveis e eletrodomésticos essenciais, além da própria reconstrução das moradias.

Mais beneficiados

As famílias dos municípios do interior que decretaram situação de emergência devido a inundações e alagamentos causados pelas fortes chuvas foram cadastradas para receber o benefício pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secid, que levantaram as necessidades de cada uma delas.

Estão no planejamento de recebimento do Cheque Minha Casa, famílias de Tuntum, Caxias, Codó, Brejo, Presidente Vargas, São João do Sóter, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena.

Mais Asfalto

Além da ajuda para recuperação de residências e móveis perdidos com a cheia, a cidade de Trizidela também recebe a revitalização de 4 quilômetros de vias urbanas pelo programa Mais Asfalto. “Nós estamos dando apoio, solicitado pelas lideranças do município, para o bairro Aeroporto e também para os bairros que sofreram com o aumento do nível do Rio”, finaliza Flávio Dino.

Mais Asfalto é parte das ações para recuperar cidades atingidas. (Foto: Nael Reis)