14/03/2018 12:46 am

Mobilidade Urbana e Educação foram temas em debate na Oficina de Leitura Comunitária em Santa Rita

IMG_20180313_092723463Como parte das ações de Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), o Governo do Maranhão está realizando as Oficinas de Leituras Comunitárias. Nesta terça-feira (13), as oficinas foram promovidas, simultaneamente, nos municípios de Santa Rita e Bacabeira. Nesta quarta-feira (14), o evento será realizado na cidade balnearia de São José de Ribamar, no salão do turismo, praça da Matriz, Centro.

Coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), as oficinas tem o objetivo de apresentar e debater com a sociedade civil e instituições a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana.
Entre os participantes da oficina, em  Santa Rita, participaram secretários municipais, professores e lideranças comunitárias,chefes de departamentos, representantes de comunidades quilombolas e da associação dos artesãs.

Assuntos como agricultura, educação e mobilidade urbana foram destaques na discussão que abordou ainda a duplicação da BR-135 e a paralização da obra da ponte do povoado  Areias que liga Santa Rita a cidade de Itapecuru Mirim e a diversos povoados; a preservação e a reativação dos engenhos que produzem cachaça artesanal, que são datados  de 1872;o fomento a agricultura e a geração de trabalho.

“Essa oficina é o momento das comunidades fazerem questionamentos e discutirem demandas como agentes de transformação para que o texto do PDDI seja o mais próximo possível da realidade”, afirmou o professor doutor do Imesc, Antonio José Ferreira.

Para o assessor de Assuntos Metropolitanos da Secid, Yata Anderson, a realização dessas atividades é importante pois ajuda a integrar os municípios que formam a Região Metropolitana de São Luís e faz parte de uma ação estruturante que visa implementar a governança metropolitana.

IMG_20180313_100250976A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, voltado para nortear as ações e políticas públicas de curto, médio e longo prazo. As atividades de elaboração acontecem em duas fases. A primeira é o Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial. A segunda fase é voltada para o planejamento e prognósticos das metas e atividades.

O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, disse que as oficinas de leitura fazem parte de uma fase fundamental da elaboração do PDDI. “É nesse momento que são discutidos problemas e soluções que venham sanar questões regionais”.    A secretária de Assuntos Institucionais, Tereza  Cristina , representando o prefeito Hilton Gonçalo disse está vendo um sonho se concretizar que é a implantação da Região Metropolitana. “Todos ganharão com essa ação, uma vez que IMG_20180313_092723463trabalhará projetos estruturantes que viabilizem o desenvolvimento da região e o beneficio de milhares de pessoas”, relata. Mais informações estão disponíveis no site IMG_20180313_100250976www.secid.ma.gov.br/pddi

IMG_20180313_122714029