13/03/2018 7:09 pm

Governo promove Oficinas de Leitura em Icatu

IMG_20180308_104656715_HDREm mais um processo de participação popular e democrática, o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Estadual Metropolitana (AGEM), realizou dia 08/03 no município de Icatu a Oficina de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).

A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, para nortear as ações e políticas públicas de curto, médio e longo prazo. O PDDI será elaborado em duas fases: o Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial; e a fase de Planejamento e Prognósticos. As Oficinas de Leitura Comunitária têm o objetivo de apresentar e debater com a sociedade civil e instituições a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana. Em Icatu, uma das cidades mais antigas da região, se destaca pela grande importância histórica que tem no Estado, pois no município ocorreu a Batalha de Guaxenduba, onde os portugueses expulsaram os franceses do Maranhão. É uma batalha marcada pelo sobrenatural, pois diz a lenda que Nossa Senhora apareceu neste local para transformar areia em pólvora, enchendo os canos das armas portuguesas, fazendo com que os portugueses, que estavam em um número bem inferior aos franceses, ganhassem a batalha. Foi o primeiro local habitado pelos portugueses no Maranhão. Com a participação de gestores e sociedade civil, a oficina de leitura comunitária tratou  de diversos assuntos dentre eles a viabilidade da construção do terminal de ferry boat, a inclusão do municipio na rota do turismo e a execução dos programação Mais asfalto, Escola digna, bem como a ampliação de outros voltados para criança e adolescentes,idosos e pessoas com deficiencia.

Para o gestor de finanças,João de Sousa,que representou o prefeito,José Ribamar Moreira no evento enalteceu a iniciativa do governo do estado em dar voz e vez aos municípios por meio de debates para sim construir um plano  com base nas  reais necessidades da região.

IMG_20180308_121913668