13/03/2018 10:35 pm

Gestores e sociedade civil discutem o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado em Alcantara

IMG_20180312_092805592O município de Alcântara recebeu nesta terça-feira (12) a Oficina de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

O território da Região Metropolitana da Grande São Luís abrange 13 municípios,que são Alcantara, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Icatu, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luis; e os estudos que estão  sendo apresentados pelo pesquisadores do Imesc são indicadores coletados com base nos eixos territorial, institucional, sociodemográfico, econômico e mobilidade urbana.

Alcântara, uma das cidades mais antigas da região, com uma trajetória histórica que vai de aldeia a cidade, passando por capitania, vila e comarca, Alcântara destaca-se com referência cultural e tecnológica e teve um publico representativo na oficina de Leitura Comunitária realizada no Centro de Referencia em Assistência  Social que contou com a participação  do prefeito do município, Anderson Wilker, gestores, diretores, representantes do sindicato dos trabalhadores rurais,associações quilombolas e outras lideranças. Assuntos como a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara, a falta de sinalização turística, violência, saúde e infraestrutura na cidades foram discutidos. Outro problema levantado por eles é o espigão da ponta da areia, de acordo com as lideranças a  não conclusão da obra prejudicou o fluxo dos bancos que fazem viagem para a cidade.

Além de apresentar dados, os pesquisadores fizeram imagens com drone e aplicaram um questionário com os participantes  do evento e com pessoas em diversos pontos da cidade.

“Essa ação desenvolvida pelo Governo do Estado, Secid, Agem e Imesc vem trazer melhorias significativas para o município, pois precisamos de politicas públicas, projetos concretos que venham gerar trabalho e garantir  o crescimento e o desenvolvimento justo da região metropolitana, destaca o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker.

É importante ressaltar o esforço do Governo  do Estado em mais uma ação estruturante de implantação da governança metropolitana  e também destacar a importância da comunidade para que se identifiquem como agente de transformação e criem  uma identidade metropolitana no sentido de buscar projetos  que exigem a cooperação entre os municípios, otimizando recursos e sanando conflitos.

O Diagnóstico da Região metropolitana será elaborado de forma participativa, com o aporte da visão e das demandas dos gestores e de representantes da sociedade civil das treze municipalidades envolvidas, servindo também como base para a identificação das funções de uso comum, das macrodiretrizes e do macrozoneamento da Região Metropolitana da Grande São Luís.

PDDI da Região Metropolitana

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI – RMGSL), foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A lei prevê que a execução das funções públicas de interesse comum aos municípios integrantes da Região ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. A Lei assegura aos representantes dos poderes públicos e da sociedade civil direito de participar da elaboração do PDDI.

As oficinas serão realizadas, ainda, em outros tres municípios até o dia 16 de março. São eles:  Raposa, São José de Ribamar e São Luís.IMG_20180312_112631554IMG_20180312_122657300IMG_20180312_094004884IMG_20180312_092248308