8/03/2018 2:05 am

Gestores e sociedade civil discutem melhorias em Cachoeira Grande

IMG_20180307_121811181.01Quarta-feira (07), o município de Cachoeira Grande recebeu a Oficina de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e em parceria com a Agência Estadual Metropolitana (AGEM) e o Instituto de Estudos Cartográficos Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).

A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, que conta com 13 municípios mapeados, para nortear ações de curto, médio e longo prazo.

O PDDI foi elaborado em duas fases: o Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial; e a fase de Planejamento e Prognósticos. As oficinas fazem parte do Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial e tem o objetivo de apresentar e discutir com as comunidades a Leitura Técnica realizada pelos pesquisadores e profissionais para entender a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana.

Em Cachoeira Grande, foram apresentados diversos indíces relativos a economia, mobilidades urbana,saneamento básico e relações institucionais no município, envolvendo principalmente uma demanda antiga que é a construção da ponte que liga Cachoeira Grande a Presidente Juscelino. Outra questão  apontada na oficina é a falta de serviços básicos na localidade, como exemplo: a falta de estabelecimento bancário ou caixa eletronico do Banco do Brasil, lotérica, correios, supermercados, farmácias. Registram ainda a falta de um hospital, de creches, de programas como mais asfalto, escola digna, dentre outros.

Cachoeira Grande  possui uma situação diferenciada, não possui a estrutura de uma cidade, relata o vereador Daniel Assunação que elogiou o trabalho da equipe da Secid juntamente com os parcerios e enalteceu a ação do governo em avançar no projeto da região metropolitana.

Em Axixá a participação dos agentes públicos e da sociedade civil  foi proveitosa e positiva, consolidando e atualizando os dados  apresentados pelos pesquisadores.

“È uma ação estruturante do governo  Flavio Dino que visa adotar estrategias que visam o desenvolvimento da região integrando politicas públicas e esforços compartilhados em prol da melhoria da qualidade vida da população”, destacou o pesquisador e professor Yata Anderson.Mais informações no site www.secid.ma.gov.br/pddi