6/03/2018 9:53 pm

GOVERNO PROMOVE OFICINAS DE LEITURA COMUNITÁRIA

Em mais um processo de participação popular e democrática, o Governo do Maranhão dialogará com os treze municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís, para apresentar o diagnóstico preliminar sobre a situação sociodemográfica, econômica e territorial dessas cidades. Coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Estadual Metropolitana (AGEM), as Oficinas de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), reunirão gestores, técnicos e população para debates que ocorrerão no período de 06 a 16 de março. A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, para nortear as ações e políticas públicas de curto, médio e longo prazo. O PDDI será elaborado em duas fases: o Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial; e a fase de Planejamento e Prognósticos. Para a secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, essa é mais uma ação importante do governo para consolidar o processo de metropolização da Grande Ilha. “A parceria da Secid com a AGEM e o Imesc, que atua na equipe de coordenação dos trabalhos do PDDI, e, mais diretamente, na elaboração do Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial da Grande São Luís, garantirá as bases para a formulação de políticas que reflitam toda a complexidade da região metropolitana e a consequente definição de projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento regional”. O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, também destacou a importância da parceria. “As oficinas de leitura fazem parte de uma fase fundamental da elaboração do PDDI, e, nesse momento, serão apresentados os dados já levantados nas pesquisas realizadas pelo Imesc. Também é de extrema importância pela participação da sociedade, que poderá interagir no debate, podendo, assim, apresentar as problemáticas e soluções em parceria”, destacou. Oficinas As Oficinas de Leitura Comunitária têm o objetivo de apresentar e debater com a sociedade civil e instituições a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana. Mais de 50 técnicos e pesquisadores estão mobilizados no levantamento de dados e informações em pesquisas de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários, com observação direta intensiva e registro fotográfico, para organização das informações que serão discutidas e complementadas pela comunidade, construindo uma visão compartilhada dos problemas e potencialidades de cada município da Grande São Luís. O presidente do Imesc, Felipe de Holanda, destacou a mobilização e dedicação dos técnicos e pesquisadores envolvidos nessa etapa do PDDI: “Estamos entusiasmados. Este momento da leitura comunitária é muito privilegiado no processo da construção do plano diretor de desenvolvimento integrado da região metropolitana de São Luís. Agradeço o empenho das equipes do Imesc, AGEM e Secid para realização dessas leituras comunitárias”. As atividades serão apresentadas por eixos temáticos –  Sociodemográfico, Econômico, Institucional e Territorial – em cada um dos municípios da Região Metropolitana, para colher críticas, comentários e sugestões que enriquecerão a análise técnica e possibilitarão a construção de políticas públicas adequadas para a Grande São Luís. As oficinas serão realizadas nos treze municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís que são: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.

PDDI da Região Metropolitana O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI- RMGSL), foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A lei prevê que a execução das funções públicas de interesse comum aos municípios integrantes da Região ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. A Lei assegura aos representantes dos poderes públicos e da sociedade civil direito de participar da elaboração do PDDI.Mais informações pelo site www.secid.ma.gov.br/pddi