6/03/2018 11:47 pm

Governo promove oficina comunitária em Axixá

IMG_20180306_094845617Como parte das ações de Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado -PDDI foi realiza hoje, dia 06/03 em Axixá, a Oficina de Leitura Comunitária. Participaram cerca de 60 pessoas, que dialogaram com o governo do estado sobre a situação sociodemografica,economica e territorial do município.

Presentes no evento, o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano-(Secid) José Antonio Viana, o Professor Doutor Antonio José representando o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e  Cartográficos (IMESC), a técnica Priscila Silveira da Agência Estadual Metropolitana (AGEM), o secretário de educação do município,João Bogea Filho,a secretário de Assitencia Social, Maria Goreth Matos,a secretária de Administração, Rosiléa Brandão, o secretário de Meio Ambiente, Nildo da Encarnação, o Procurador municipal, Ruy Oliveira Pires, a Chefe de Gabinete, Nelma Celeste Marques, o diretor executivo do Consórcio das Messoregião do Norte e Leste Maranhense (CONLEST), Ozenildo Pereira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, professores, agente de transito, lideranças politicas e comunitária.

Coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Estadual Metropolitana (AGEM), as Oficinas de Leitura Comunitária do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI),  serão realizadas nos 13 municipios que compoem a região Metropolitana.

A elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de planejamento da Região Metropolitana da Grande São Luís, para nortear as ações e políticas públicas de curto, médio e longo prazo. O PDDI será elaborado em duas fases: o Diagnóstico Sociodemográfico, Econômico e Territorial; e a fase de Planejamento e Prognósticos. Para o secretário Adjunto de Assuntos Metropolitano, José Antonio Viana essa é uma etapa importante onde  será possivel   identificar como está integrada e como poderá se integrar com os outros municípios que integram a região Metropolitana.

Em Axixá foram apresentados pelos pesquisadores diversos índices envolvendo a economia, mobilidade urbana, saneamento básico e relações institucionais, envolvendo principalmente os agricultores rurais devido a pesca e a agricultura artesanal; o microcrédito, o lixo, e a poluição dos rios e das nascentes. Foi discutido ainda  as parcerias, os projetos voltados para a educação ambiental, para o transito e para o combate do tráfico de drogas e da violência.

Desmembrado de Icatu,Axixá  foi recriado em 1931 e é uma das cidades mais antigas da região, possui um potencial turístico desconhecido, devido o grande número de nascentes e rios, foram identificadas ainda  a existência de construções históricos perdidas no tempo e depredadas pelas população por falta de conhecimentos. Distante  100 km de São Luis, o município possui uma população de 11.425 habitantes.

“Essa oficina vem consolidar os trabalhos que está sendo realizado, onde a comunidade conhecerá o tipo de analise que está sendo adotado pelos pesquisadores sobre os eixos de economia, sociodemográficos e territorial, bem como fazer questionamentos, solicitar demandas, discutir e se reconhecer como agentes de transformação para que o texto do PDDI seja o mais próIMG_20180306_092538587_HDRximo possível da realidade, declara o professor doutor do Imesc, Antonio José.

“Nesse momento está se apresentando a radiografia do município por meio dos cinco eixos e a população vai conhecer as dificuldades, potencialidades e juntamente com as equipes municipal, estadual traças diretrizes que possam incluir Axixá na rota do turismo, integrar  politicas públicas, impulsionar a economia e promover melhor qualidade de vida a população da região”, destaca a chefe de gabinete do municipio, Nelma Celeste Marques,representando a prefeita Sonia Campos.

O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, também destacou a importância do evento. “As oficinas de leitura fazem parte de uma fase fundamental da elaboração do PDDI, e, nesse momento, serão discutidos problemas e soluções que venham sanar questões regionais.”

Oficinas As Oficinas de Leitura Comunitária têm o objetivo de apresentar e debater com a sociedade civil e instituições a situação atual e as relações que se estabelecem entre os municípios da Região Metropolitana. Mais de 50 técnicos e pesquisadores estão mobilizados no levantamento de dados e informações em pesquisas de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários, com observação direta intensiva e registro fotográfico, para organização das informações que serão discutidas e complementadas pela comunidade, construindo uma visão compartilhada dos problemas e potencialidades de cada município da Grande São Luís.

Dia 07/03 serão realizadas nos municipios de Cachoeira Grande e Presidente Juscelino. Mais informações pelo site www.secid.ma.gov.br/pddi