22/05/2017 8:07 pm

Obra do PAC Rio Anil muda a paisagem de 4 bairros e anima moradores: “Já melhorou muito”

01131_foto_1_handson_chagas

“A gente esperava esse benefício havia muito tempo”, diz a dona de casa Roseana Costa dos Santos, 39 anos, moradora da Vila Gorete, no bairro Camboa, uma das áreas urbanizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, em São Luís.

As obras de urbanização estão sendo realizadas ao longo de três quilômetros da avenida Jackson Lago, levando equipamentos urbanos como praças, escola, unidades de segurança e saúde, entre outros, para os bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha.

Segundo a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), à frente das intervenções realizadas com recursos dos governos estadual e federal, serão aplicados R$ 22 milhões para a urbanização da área, dos quais R$ 6 milhões já foram licitados.

Nas Vila Gorete e Veleiros, localizadas às margens do Rio Anil e abaixo da Ponte Bandeira Tribuzzi, a população comemora as melhorias. “O governo está fazendo uma praça onde antes era só lama, esgoto, bicho morto. Era tudo ruim e agora está 100%, estou muito feliz”, afirma a autônoma Creana Silva, 45 anos.

Osmar Santos Rodrigues Almeida, 32 anos, trabalha em um depósito de materiais de construção na Vila Gorete e acredita que a pavimentação da rua vai melhorar os negócios. “Já melhorou muito em comparação ao que era antes, e a nossa expectativa é que fique ainda melhor quando terminarem as obras”, diz.

Para o pescador Walter França, 58 anos, as obras do PAC Rio Anil já melhoraram seu trabalho. “Depois que aterraram aqui ficou mais fácil atracar os barcos. A praça também está ficando muito bonita e, quando tudo estiver pronto, ficaremos ainda mais agradecidos”, declara.

Obras avançadas

Após dez anos de espera, as obras do PAC Rio Anil finalmente avançam. De acordo com o coordenador de engenharia do PAC Rio Anil, Márcio Tavera, 60% das obras na Camboa estão concluídas, e, na Fé em Deus, 50% já foram finalizados. Nesses bairros, a entrega das obras de urbanização está prevista para julho deste ano.

Na Vila Gorete e Veleiros, na Camboa, estão em construção praça com quiosques, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e pista de caminhada. As obras também incluem iluminação, drenagem e pavimentação, além de cais e ancoradouro para uso dos pescadores da região. Será construída, ainda, a sede de um Conselho Tutelar.

No bairro Fé em Deus, as obras do PAC Rio Anil contemplam a praça Negro Cosme, playground, academia ao ar livre e prédios que vão abrigar um Centro de Iniciação ao Trabalho e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

No bairro Alemanha, será construída a praça Sagrado Coração, playground e academia ao ar livre; e no bairro Liberdade, o Cais da Liberdade. A avenida IV Centenário, em trechos que atravessam os dois bairros, será urbanizada e ganhará praças, academia ao ar livre, playground, quadra de basquete, pista de caminhada, quiosques e acessibilidade para trânsito de pessoas com deficiência.

01131_foto_2_handson_chagas_avanco_das_obras_do_pac_rio_anil_1541938416370013956

Mais obras

Por meio de nova licitação lançada em 16 de maio, no valor de R$ 16 milhões, será realizada a urbanização do restante da avenida Jackson Lago, com a construção de mais equipamentos comunitários. Os projetos abrangem praças, escola de ensino fundamental, Unidade de Segurança Comunitária (USC), Unidade Básica de Saúde (UBS), delegacia, pista de skate, quadra poliesportiva e creche.

Também será licitada a construção de quatro canais, para canalização de esgoto à céu aberto em região onde havia palafitas, cujos moradores já foram realocados. “As famílias foram realocadas para moradias definitivas, com mais qualidade de vida”, afirma a coordenadora geral do PAC Rio Anil, Lucia Mouchereck.

As intervenções urbanas do PAC Rio Anil têm prazo de conclusão de um ano após um mês de contratação das empresas executoras via licitações. A estimativa da Secid é de mais de dois mil empregos gerados diretamente com as obras.